1 de jun. de 2010

O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO

Aline Luanda da Costa Freitas • Tales Leandro Costa Martins


Resumo

O presente trabalho apresenta os dados de uma pesquisa, realizada com 22 professores de química de 09 escola públicas do município de Canoas-RS. Buscou-se traçar o perfil do professor e verificar se os mesmos utilizam as tecnologias da informação e comunicação no seu fazer pedagógico. Foi possível observar que um grande percentual não utiliza esse recurso. Os atores da pesquisa elencaram as dificuldades que segundo eles, tornam dificil a efetivação desse recurso em sala de aula.

Trecho

olas estaduais do município de Canoas-RS, que possuem Salas Ambientes de Informáticas (SAI), quanto ao uso das TICs no fazer pedagógico desses professores. Assim, busca-se conhecer a visão do professor sobre esses recursos e ainda as dificuldades encontradas pelos mesmos para a efetivação das TICs no ambiente escolar.



O baixo índice de utilização das TICs pode ser atribuído aos fatores (segundo o grupo de professores geram as dificuldades de implementação das TICs em sala de aula): falta de recursos financeiros, logístico, infra- estrutura, acesso a internet, tempo para programar as aulas e coletar materiais, falta de apoio da escola, acesso as inovações. É importante ressaltar que todas as escolas participantes dessa pesquisa possuem SAI, ativadas, e com estruturas que possibilitam os trabalhos dos professores no uso das TICs. Conclusões As TICs como ferramenta educativa no ensino de química, apresentam boa receptividade pelos professores. Os mesmos afirmam que esta pode facilitar sobre medida o ensino de química. No entanto não estão fazendo uso de forma efetiva, devido a vários fatores, que vem a dificultar esta implementação no ambiente escolar. São fatores de uma realidade que podem ser observadas em várias 3 partes do Brasil . As dificuldades elencadas podem retratar um fator determinante como falta de estrutura física adequada, falta de computadores em número adequado, ausência de apoio logístico (o que proporcionaria segurança para o professor fazer uso da tecnologia). Porém o fator mais preponderante parece estar ligado ao perfil do professor diante da construção de uma metodologia que integre as TICs com o seu fazer pedagógico, isto pode estar relacionado a uma cultura que não é disseminada nos cursos de licenciaturas, talvez pela falta de um currículo que integre a tecnologia como metodologia de ensinar ou mesmo como forma de aprender.



Metodologia

A presente pesquisa, de caráter qualitativo, visa a partir do perfil do professor de química

Links


URL do trabalho


ENEQ

Autores Aline Luanda da Costa Freitas, Tales Leandro Costa Martins

Instituições Universidade Luterana do Brasil

Palavras-Chave ensino de química, TICs.

Encontro XIV

Ano 2008

Código 802-1

Sessão Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tabela Periódica dos Elementos