26 de fev. de 2011

Educação a distância tem demanda para professores

De 2010 para 2011, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) teve o número de curso de graduação ministrados a distância ampliado de quatro para 13. Segundo o coordenador-geral de Educação a Distância (EaD) da Uneb, Silvar Ribeiro, o governo federal tem incentivado a formação de professores e, para conseguir aumentar a quantidade de profissionais graduados, tem optado pelos cursos EaD, que têm como vantagem poder atender quem já está inserido no mercado de trabalho e não pode ter dedicação exclusiva à graduação.

Ele explica que a Uneb faz parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Plataforma Freire), uma ação do Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades estaduais e federais.

“Entre os cursos oferecidos pela universidade nessa modalidade estão: química, história, matemática, letras (vernáculas, espanhol e inglês), pedagogia, biologia, geografia, educação física, e ciência da computação”, afirma Ribeiro.

O coordenador destaca que a universidade participa também de uma iniciativa chamada Programa Nacional de Formação em Administração Pública – Pnap, onde mantém um curso de bacharelado em administração pública, e três especializações latu senso em gestão pública, gestão municipal e gestão em saúde.

Interior - Física, química e matemática são as licenciaturas que garantem emprego, segundo Silvar. Isso porque, em todo o Estado, principalmente nos municípios do interior, há uma grande procura e pouca oferta de profissionais nessas áreas para vagas nas escolas da rede pública.

Mas o coordenador-geral da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) diz que os cursos Ead também são requisitados por estudantes da capital. “Há um equilíbrio, mas como estamos voltados para essa formação de professores, principalmente no interior, a oferta é menor em Salvador”, explica Ribeiro.

O coordenador-geral de Educação a Distância (EaD) da Uneb destaca ainda que, exceto as licenciaturas tradicionais, o curso de licenciatura em computação evidencia a tendência em graduações na área de tecnologia.

24 de fev. de 2011

Enem 2010: prova de química ignorou temas relevantes

Além disso, enunciados foram excessivamente extensos: "Muitos alunos devem questionar isso”, diz João Usberco, coordenador de química do Curso Anglo

Para o professor João Usberco, coordenador de química do Curso Anglo, a prova da edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste sábado, deixou de abordar assuntos importantes da área. "Eles pecaram ao não fazer uma prova abrangente. Deixaram de fora temas como radioatividade, propriedades coligativas e equilíbrios químicos", diz.

Uma das falhas apontadas foram os enunciados excessivamente extensos das questões, o que pode ter atrapalhado os estudantes. "Em alguns casos, como a questão 80 do caderno azul, os estudantes poderiam partir diretamente para o último parágrafo. Lá, estavam todas as informações necessárias para resolver o problema. Além disso, alguns textos estavam confusos e mais atrapalharam do que ajudaram", diz Usberco.

Comparando o Enem com avaliações de outras instituições, como a Fuvest, o professor considera o exame apresentado neste sábado "pouco criativo". "Nenhuma questão chamou a atenção. Foram cobrados assuntos básicos", diz.

18 de fev. de 2011

Game Ludo Químico - v1.0

Teste os seus conhecimentos de química !

New Item NameClique na imagem para fazer o download !

Ludo Químico é um "Game" de química, baseado no antigo jogo indiano Pachisi, no qual o objetivo principal é chegar até o final do tabuleiro respondendo corretamente as questões de química que aparecerão pelo percurso.

As questões seguem os "Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio". Portanto, o conteúdo de química é o mesmo ministrado em qualquer escola pública ou privada. É nesse sentido, um ótimo simulado para quem está prestando vestibular, pois aborda todas as áreas da química.

Disponível nas versões Windows e Linux Ubuntu 9.04


A QUÍMICA PERTO DE VOCÊ!


Como parte das comemorações do Ano Internacional da Química, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) lançou o livro A Química Perto de Você, com experimentos de baixo custo para a sala de aula do Ensino Fundamental e Médio.

O download do livro é gratuito e pode ser feito no site do Ano Internacional da Química. Clique aqui para fazer o download.

Calendário do Ano Internacional da Química


Olá, pessoal! Estamos em 2011, o Ano Internacional da Química. Este ano todos os holofotes estarão voltados para a nossa ciência! Eu até lancei um novo marcador aqui no blog por conta disso, pois acredito que terei muita coisa legal para compartilhar com vocês este ano.

Para começar, indico um site muito legal. É o Calendário do Ano Internacional da Química, no qual, todos os 365 dias do ano de 2011 poderemos encontrar informaçõesvaliosas sobre a Química no nosso cotidiano e sobre o cotidiano da Química.

O site é em inglês, mas nada que um bom tradutor online não resolva!

Acesse o calendário em http://iyc2011.acs.org/. Você observará que, na página principal, aparecerá o dia de hoje em destaque e os dias de ontem e de amanhã. Para ver o que nos reserva os outros dias, é só navegar pelas setinhas ao lado do calendário principal ou escolher um dia qualquer dentre os 365 em EXPLORE, na parte superior do calendário.

Se você quiser ficar por dentro das novidades sobre o Ano Internacional da Química, siga os seguintes perfis no Twitter:

365 DIAS DE QUÍMICA


Seguindo a mesma linha do Calendário do Ano Internacional da Química, a Sociedade Brasileira de Química lançou 365 Dias de Química, um site no qual a cada dia de 2011 será possível acessar informações acerca de um assunto sobre a Química no cotidiano e o cotidiano da Química.

COLEÇÃO QUÍMICA NO COTIDIANO


Mais um lançamento da SBQ para o Ano Internacional da Química!

No site Coleção Ano Internacional da Química, a SBQ está disponibilizando o material comemorativo. Além dos números da revista Química Nova na Escola e seusCadernos Temáticos, temos lá a coletânea de experimentos A Química Perto de Você (sobre a qual eu já comentei aqui no blog) e mais 7 e-books da Coleção Química no Cotidiano (sobre a qual eu ainda não tinha comentado!). Os e-books são sobre os seguintes temas: A Química do Amor, Química e Energia, Química e o Controle de Dopagem no Esporte, A Química dos Alimentos, A Química noCuidado da Pele, Química na Saúde e Química na Natureza.

2011. ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA



O Portal do Professor, do MEC, também entrou nas comemorações do Ano Internacional da Química e disponibilizou 3 CDs com materiais sobre os seguintes temas:


Clique nos temas para acessar os materiais.

Tabela Periódica dos Elementos