30 de mai. de 2010

MAURÍCIAS LANÇAM ESTUDO SOBRE IMPACTO DAS TIC SOBRE CLIMA

O ministro maurício da Tecnologia Informática, Chedumbrum Pillay, indicou que as TIC ecológicas ajudam a reduzir o consumo energético.
Da Redação, comagência
Port-Louis - O ministro maurício da Tecnologia e Informática, Chedumbrum Pillay, anunciou na quinta-feira (27), em Port-Louis, o lançamento de um estudo sobre a emissão de gás carbónico pelos materiais informáticos das empresas do país.

Ele sublinhou que este estudo permitirá realizar um protocolo que regerá todas as operações das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), atribuindo uma atenção particular à ecologia. "É preciso encorajar a compra de materiais, a instalação de centros distribuidores de bases de dados e a utilização de materiais conformes às normas ecológicas a fim de que as TIC não nos causem nenhuma desvantagem ambiental", declarou Pillay.

Segundo ele, um exame minucioso demonstrará que o homem e as tecnologias modernas têm uma incidência directa e considerável na mudança climática. "É portanto muito importante que qualquer desenvolvimento considere os efeitos de qualquer acção ou medida tomada no contexto deste desenvolvimento", acrescentou.

Referindo-se às estatísticas da União Internacional das Telecomunicações, o governante maurício indicou que as TIC contribuem com dois a 2,5 por cento das emissões de gás com efeito de estufa a nível mundial. "Esta cifra vai aumentar de maneira alarmante", disse o responsável maurício, sublinhando a necessidade de mudar a situação.

O ministro maurício da Tecnologia Informática indicou que as TIC ecológicas ajudam a reduzir o consumo energético.

29 de mai. de 2010

UM BOM DIA COM A QUÍMICA

Bom dia. Hora de começar uma nova jornada. Nada como um lento espreguiçar, algumas flexões e uma ducha para ganhar energia. Antes de abrir o chuveiro, verifique se você não esqueceu o sal sódico de ácido graxo de palma. Sem ele, banho não é banho. Ah, está na saboneteira. Então não há problema. Sinta-o limpando os seus poros com uma espuma reconfortante. Ih!!! Mas a monoetanolamina de ácido graxo, o álcool cetílico e o pantenol estão no fim. Só dá para mais uma vez. Então, é bom não esquecer de incluir o xampu na lista de compras.

Enquanto você escova os dentes com sorbitol e carbonato de cálcio, pense como a Química está presente no seu dia-a-dia. Olhe os produtos que você e sua família usam na higiene pessoal. São tantos e tão variados que fica difícil relacioná-los. Além do sabonete, xampu e creme dental, há muitos outros que só puderam ser fabricados graças às descobertas da Química. Sem ela, atos tão rotineiros, prazerosos e fundamentais para a saúde, como tomar um banho e escovar os dentes, seriam verdadeiros sacrifícios. Imagine se em vez de uma escova com macias cerdas de náilon e cabo plástico colorido e anatômico, você contasse apenas com pó de pedras ou farpas de madeira para fazer sua higiene bucal. Como você convenceria as crianças sobre a importância do hábito de escovar os dentes após as refeições? É bom nem pensar...

Onde está o creme de barbear? Ou melhor, a mistura de ácido esteárico com trietanolamina. As crianças devem tê-lo colocado outra vez junto com o dodecanol de octila e com o vermelho ácido da sua esposa. Não, não está no meio dos batons. Talvez ao lado do óxido de ferro e do dióxido de titânio ou com o lauril éter sulfato de sódio. Não, entre o blush e o demaquilante ele também não está. Olhe! Lá está o seu creme de barbear, escondido atrás do propilenoglicol e do palmitato de cetila, junto com o pantenol e o hialuronato de sódio. Isso mesmo, atrás da base e do creme hidratante.

Pronto, barba feita, é hora da glicerina, do sulfato de zinco e do álcool, presentes na refrescante loção após barba. E, é claro, o álcool de lanolina acetilada, emoliente utilizado na formulação dos desodorantes. Como toque final, um pouquinho de sua tetrahidroxibenzofenona com álcoois e óleos essenciais. É, uma colônia suave ajuda a enfrentar um dia quente. E, por falar em dias de sol, não esqueça de se proteger com o P-metoxicinamato de etil-hexila. Presente em bloqueadores solares, esse princípio ativo é mais uma das descobertas da Química que ajuda o homem a viver melhor. Muito bom, você já está preparado para enfrentar mais um dia de trabalho. Não se preocupe, ao voltar para casa a Química estará novamente com você, ajudando-o a relaxar. Afinal, ela está tão presente no seu dia-a-dia que você nem nota a sua presença. A não ser, é claro, quando acaba o sal sódico de ácido graxo de palma, o álcool de lanolina acetilada, o pantenol....

Texto: Luiz Carlos de Medeiros ( MTb: 12.293)

FONTE: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/tododia/01.asp

TABELA PERIÓDICA 2.1

Mostra na tela a tabela periódica, indispensável no ensino médio e superior de química, com curiosidades interessantes sobre cada elemento como, por exemplo, qual a função correspondente no corpo humano, sua utilização prática na indústria, descobridor etc.

Ótima ferramenta para tornar ainda mais interessante o aprendizado de química.

Informações Adicionais:

Roda em Windows 95, 98, 2000, ME, XP

Distribuição: Freeware

Expira em: (Não Expira)
 

NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Você conhece os materiais de laboratório de química? Se a resposta é sim prove que você é fera no assunto através desse joginho irado.



BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS

Mostre seu conhecimento em equações químicas nesse joginho muito educativo e divertido.



TAMIFLU E A GRIPE SUÍNA (H1N1)


 
Fosfato de oseltamivir é um pró-fármaco ester etil que não possui atividade antiviral, onde após metabolização pelo fígado e trato gastrintestinal é transformado em carboxilato de oseltamivir (RO-64-0802) e assim torna-se seletivo contra o vírus influenza dos tipos A e B[1]. É produzido pelos laboratórios Roche sob o nome comercial Tamiflu®. O medicamento feito a partir deste princípio ativo foi o primeiro a ser usado na pandemia de gripe A que se iniciou em 2009 no México.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus H1N1, sendo este transmitido de pessoa a pessoa por meio da tosse espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.Embora o nome da doença seja derivado dos suínos, não há comprovações de que esse novo vírus é proveniente de porcos.
 

Tabela Periódica dos Elementos